Pesquisar

23 de agosto de 2010

A tirania do SE...

- Se eu estudasse mais..
- Se eu pudesse voltar no tempo..
- Se eu pudesse parar o tempo..
- Se eu tivesse mais alternativas..
- Se eu fizesse aquela escolha...
Se, se, se... é incrível como ficamos presos a duas letras!
Temos muitos planos, projetos infindos, mas sempre acabamos dando espaço para o 'SE' e, por fim, ficamos presos nas mãos deste tirano. Realmente, o 'SE' só é empregado quando trazemos a lembrança projetos inacabados, aquilo que deixou de ser feito ou ainda aquelas coisas que deveríamos fazer e só nos damos conta disso quando a oportunidade de a fazer passou. O 'SE' nunca é dito quando estamos satisfeitos com algo, e sim, quando olhamos para trás e percebemos que haviam coisas melhores a serem feitas e decisões mais coerentes a serem tomadas. O pastor Ricardo Gondim define bem o termo: "Peso que vem do passado: há sempre um 'se' a incomodar. 'Se' aquele caminho, 'se' aquela escolha. Mas só se vai adiante sem a tirania do 'se'". Concordo com ele! Precisamos ir adiante, mas não para chegarmos lá na frente, olharmos para trás e dissermos novamente: "Se..."!

Infelizmente, muitos estão como o povo de Israel no deserto: com saudades do Egito. Eles sempre diziam: "SE estivéssemos lá, teríamos água à vontade" (Nm. 20. 3-5); "SE estivéssemos no Egito, estaríamos comendo carne e não este miserável pão [o maná que Deus dava a eles toda manhã!]" (Nm. 21.5); "Seria bem melhor SE estivéssemos no Egito" (Nm. 14.3), e por esta razão, nunca são felizes, plenos ou se sentem bem com aquilo que fazem ou ainda com o modo como vivem.
Quer saber de uma coisa? Viver sob a dependência de Deus é a maior prova de liberdade!

Deus nos convida a caminharmos lado a lado com Ele, e quem anda com Deus, anda por caminhos extremamente plenos. Com Deus não há motivos, nem razões para dizermos 'SE' em meio a caminhada. Enquanto muitos do povo morreram no deserto porque murmuraram contra o Senhor e sentiram saudades do Egito, os que permaneceram fiés e sob a dependência de Deus pôde, no final, contar seu testemunho: "Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometeu à casa de Israel. Tudo se cumpriu!" (Js. 21.45). Se lá trás Ele disse que deveríamos agir de um modo ou que fizéssemos determinada escolha, é porque Ele tinha certeza que ao final você viraria para trás e diria: "Ufa! Ainda bem que Deus dirigiu meus passos!". A Palavra nos diz: "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor" (Is. 55.8).

Realmente, andar com Deus requer esforço, estratégias e atitude, mas ninguém disse que seria fácil, pelo contrário, o próprio Cristo disse: "Neste mundo vocês terão aflições; " (Jo. 16.33a), mas antes que olhemos para trás e repensemos a opção de voltar para o Egito, Ele nos diz: "Ei, fique tranquilo  ... Eu venci o Mundo!" (Jo. 16.33b). Essa não é a melhor notícia de todas?

Let's go!
Sinta Deus pegando por suas mãos e te levando por lugares extremamente incríveis!
Não chore porque acabou, sorria porque acontece!


Paz à você.
Cleison Brugger
Leia mais...

 
Copyright 2009 Cleison Brügger | BLOG. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan