Pesquisar

9 de abril de 2011

CARPE DIEM

A vida, de fato, não é uma obra do acaso. Todos aqueles que vivem, vivem à partir de um propósito. Nenhum ser vive atendo-se a frivolidades, pois quem assim o faz não vive. Em suma, viver é uma necessidade diária e a morte só interrompe aquilo que estava em pleno vigor.

Eu, nestes últimos meses, tenho me impressionado com o fato de como a vida é volúvel ou, em outras palavras, como ela é inconstante, como muda facilmente, como vive girando. Parece um paradoxo, mas nem todo o paradoxo é uma contradição: a vida também vive e a maneira como ela mais aprecia viver é mudando de acordo com as circunstâncias. Muitos de nós já ouvimos a famosa frase "o mundo dá voltas", mas a palavra "mundo", na frase,  dá a conotação de vida; na realidade, a vida dá voltas, mas não voltas circulares, onde sempre voltaremos para onde estávamos, mas voltas irregulares, onde nada é tão certo, nada é tão óbvio, nada é previsível.

Voltando a mim, acho interessante a maneira como mudei. Lembro que um dos meus medos de infância era não ser crítico o suficiente e não ter argumentos para refutar aquilo que eu achava contrário. Graças a Deus, sempre tive ódio da imposição e sempre amei a subversão. Hoje, consigo ser um dos jovens mais críticos do ambiente onde convivo. Meus blogs dizem isso. Não aceito tudo, não concordo com tudo e vou me colocar contra isso até que parem pra pensar na minha objeção. Amo o que faço! não importa a posição de quem disse ou o quê disse, mas se eu tiver argumentos coerentes para me opor, irei adiante e destemido.

Mas ainda que eu haja chegado no lugar onde queria, temo não conseguir chegar onde preciso, e é este paradoxo que me revela que viver é uma necessidade diária. Eu preciso viver para chegar onde preciso e se a morte chegar, ela simplesmente interromperá um processo de crescimento, àquilo que estava em pleno vigor. É a maldita resistência impedindo a energia empolgante do elétron. Não é a toa que, quando Adão vacilou, Deus disse: "Maldita é a terra por sua causa!". Tudo caminha bem, longe dos braços da morte.

Hoje, na chegada dos 18 anos, tenho amigos que estão casando, outros noivando, se preparando profissionalmente e tudo isto prova que a vida não pára. Ela insiste em chegar em lugares inusitados, para a nossa alegria. Enquanto crianças, nossos desejos giravam em torno do fútil, hoje, nossos objetivos são outros e a nossa vida, mais interessante de se viver. Por isso, que possamos valorizar a vida, do instante em que levantamos da cama ao momento onde deitamos nela, ao anoitecer, pois é neste interim que a vida acontece, e acontece pra valer. Convido você (e também a mim) a viver os estudos, viver o amor, viver o pensar, e nunca deixar de projetar o futuro, pois quem assim o faz, merece morrer, pois quem para de sonhar, consequentemente, para de viver. Levante cedo, abra a janela pela manhã, respire fundo e aprecie a vida. A singularíssima (como diz Augusto dos Anjos) Clarice Linspector disse: "ainda bem que sempre existem outros dias. E outros sonhos. E outros risos. E outras coisas". Enquanto vivermos, vivamos a vida. É este o recado.

Paz à você,
Cleison Brugger.
Leia mais...

4 de abril de 2011

O precursor saltou no ventre

João Batista saltou no ventre da sua mãe Isabel, não somente por ter ouvido a voz da bem-aventurada Maria, mas principalmente por sentir a presença do Fruto bendito do céu, que Maria trazia dentro de si. Foi O Messias que fez João e Isabel agitarem-se no Espírito. Qualquer salto espiritual de relevo que se dê, em última análise, é sempre causado por causa da presença do Cristo. É Jesus que nos batiza, enche com fogo e que nos faz saltar para o céu. "É necessário que Ele cresça e que eu diminua."

Jorge Oliveira.
Leia mais...

 
Copyright 2009 Cleison Brügger | BLOG. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan