Pesquisar

28 de dezembro de 2012

Recomeçar


Alguém disse uma certa vez: "Deus nunca se cansa dos nossos novos começos". Na verdade, se existe um coisa que Deus parece gostar é de (re)começos, o começar de novo e de novo. Genêsis 1:1 relata que "no princípio Deus criou os céus e a terra". Ele criou o primeiro dia e poderia se cansar logo no segundo. Mas aconteceu que o terceiro dia veio, o quarto também e Deus não se cansou da monotonia diária. Ao contrário, Deus amou! Ele viu que era bom! Mesmo o dia nascendo todos os dias da mesma maneira, cada dia era um dia diferente, cada dia Ele criava coisas novas e no final de cada dia, o escritor sagrado diz que Deus "via que era bom!".

Certa vez, Deus se cansou. Há uma palavra na Bíblia que revela que há um momento em que Deus cansa. Essa palavra é tolerância. Sofonias vai tratar disso com propriedade. Tolerar dá a ideia de que a gente aguenta até não dar mais. A gente suporta até que fica insustentável. E Deus suportou, até o dia em que disse: "Me arrependo de haver feito o homem sobre a terra" (Gn. 6:7). Deus não havia se cansado da vida, da beleza das flores ou algo do tipo. Deus havia se cansado da perversidade dos homens (Gn. 6:5-7). Mas Noé achou graça aos olhos de Deus, de tal modo, que Deus quis (re)começar com ele. Com ele fez uma aliança. E disse pra ele o mesmo que disse para o primeiro homem: "frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra" (Gn. 9:1). Em outras palavras, Deus estava dizendo: "recomece, Noé! vamos fazer de novo. Frutifique, cresça!" e não é interessante que Deus resguardou na Arca um casal de cada animal? certamente na Arca houve procriação. Isso porque Deus ama o nascer e o recomeçar. Ele ama o Leopardo pai, mas gosta quando o Leopardo filho nasce igualzinho ao pai. São iguaiszinhos em espécie e tipo, mas o recomeçar da vida é fascinante ao Criador.

Na cruz, em Cristo, Deus estava recomeçando. Paulo disse aos coríntios que "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" (2Co. 5:19). Reconciliar é conciliar de novo; trazer a comunhão de outrora. Ele estava, em Cristo, (re)costurando os laços de amizade, restaurando a comunhão perdida, nos restituindo à família de Deus. Na cruz não acaba, começa! na verdade, RECOMEÇA! E tanto é assim que quando Deus salva ele regenera. Na conversa que Cristo teve com Nicodemos, o Senhor disse: "necessário vos é nascer de novo" (João 3:7). Nascer de novo, ou (re)nascer, (re)generar. Deus parece gostar deste prefixo!

Quinte anos depois de o povo judeu chegar em Jerusalém, depois de estarem 70 anos cativos em Babilônia, Ageu, o profeta, fala ao povo as palavras do SENHOR: "Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a Minha casa; e dela Me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR" (Ageu 1:8). Em Babilônia, o povo tinha perdido muita coisa: cultura (lá a cultura era pagã e estrangeira), nomes que honravam a YHWH e que designava quem eles eram  (em Babilônia eles ganharam novos nomes pagãos, a exemplo de Daniel e seus amigos), fé (a fé judaica era monoteísta, mas a fé babilônica era politeísta, com seus diversos deuses, de diversos nomes, diversas caras e diversas esculturas). Quando eles voltaram para Jerusalém, o salmista disse que eles "estavam como os que sonham" (Salmo 126:1). Estão voltando para a cidade do Rei, a cidade Santa. Mas veja como ela está: arruinada, queimada, destroçada! veja o templo! está queimado, destruído, arruinado! Aquele majestoso templo que Salomão construíra, cujo qual, na ocasião de sua inauguração, os sacerdotes não conseguiam ficar de pé para ministrar, tamanha a glória que encheu a casa, agora estava queimada e desonrada. Mas Ageu, o profeta, dá três imperativos ao povo: "SUBI ao monte, e TRAZEI madeira, e EDIFICAI a casa" (Ageu 1:8). Deus ordenou ao povo que (re)construisse o templo arruinado! O lugar mais importante de Jerusalém precisava ser restaurado! e havia uma promessa: "A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos" (Ageu 2:9).

Neste novo ano que se inicia, o convite de Deus a nós é que recomecemos. Se há pecados que precisam ser abandonados, se amizades precisam ser restauradas, se nossos muros e nossa vida, que é templo do Espírito, precisa ser edificada novamente, eis a ordem do Senhor: Suba, traga e edifique! onde você encontrará material necessário para a reconstrução, o recomeço? se você sabe onde é, vá buscar, não perca tempo! mas vá e traga consigo! tenha em mãos o material necessário para o recomeço da obra e então, comece a edificar! Não desanime porque tudo está destruído. Mãos à obra! Você, com a ajuda do Senhor, poderá fazer com que a reconstrução fique ainda melhor do que quando foi meramente construído. O SENHOR é poderoso para fazer da segunda edificação maior e melhor que a primeira.

Que neste novo ano, Deus levante nosso espírito, como levantou o de Zorobabel, Josué e todo o povo (Ageu 1:14) para que possamos reconstruir, recomeçar e avançar para as boas coisas que a nossa frente estão! feliz 2013!


Cleison Brugger
Leia mais...

 
Copyright 2009 Cleison Brügger | BLOG. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan