Pesquisar

17 de outubro de 2013

Quando tudo o que me resta é Deus

Por Cleison Brügger

"Filho do homem, eis que eu tirarei de ti a delícia dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas" (Ezequiel 24:16)

Esse é o custo de ser um profeta. A ordem de Deus para Ezequiel é desoladora, haja vista o próprio Deus lembrá-lo sobre quem ele é: "filho do homem". Em textos como este podemos ver quão longe Deus por ir. E por amor. Com isso, Deus estará disciplinando o seu povo. Mas usará Ezequiel como exemplo. Ezequiel irá ministrar pela manhã. Sua esposa morrerá. Ele já está avisado do que vai acontecer. E então ele revela o seu verdadeiro tesouro.

Muitos querem ser usados por Deus. Mas a pergunta que se faz é: como? com muitos dons, talentos, com muito poder, persuasão e ousadia, ou como exemplo? pois se olharmos para as Escrituras, veremos que aqueles a quem Deus usou como exemplo passaram por diversas privações, a exemplo de Jó, Paulo e Ezequiel nessa história. Entretanto, os que são usados por Deus com dons sobrenaturais correm o risco de se perderem no caminho, enveredarem-se pelo orgulho e chegar diante de Deus para juízo e condenação (Mt. 7:23). Mas os que foram usados por Deus como exemplo através do sofrimento são os que mais conhecem o seu Deus pois mantinham firme a consciência de que "o poder pertence a Deus" (Sl. 62:11).

Deus diz a Ezequiel: "Eu tirarei de ti a delícia dos teus olhos". Perceba: Ezequiel não havia pecado. O contexto nada relata sobre a esposa de Ezequiel ter feito qualquer mal. Mas nem sempre Deus nos tira coisas por havermos pecado. Ele poder fazer isso graciosamente. Deus é bom em tudo quanto faz. Deus diz a Ezequiel que Ele tiraria. A mulher de Ezequiel morreria e o profeta agora deveria conviver com alguém que tirou uma preciosidade dele. Mas o Deus que tira é o Deus que repõe. E Deus só tira para nos dar algo maior. E não há nada maior que Ele mesmo. Ele diz: "eu posso tirar de você todos os presentes que te dei e, ainda assim, serei infinitamente mais valioso que qualquer um deles".

Não é fácil não lamentar, não chorar, não derramar lágrimas. E Deus manda um "engole o choro" para o profeta que é difícil de conter. E toda essa história é para dizer a Israel que Deus profanaria seu santuário, o mais alto orgulho da nação (Ez. 24:21). Imagine: Ezequiel havia perdido sua esposa e, como um sacerdote, perderia o lugar onde ele deveria ministrar. Perdeu família e ministério. Há algo mais precioso que isso? há.

Se pudéssemos colocar em ordem de importância aquilo que a Bíblia diz que deve ser importante, teríamos: Deus - família - ministério. Nessa ordem. Um não toma o lugar do outro. É um triângulo perpétuo. Primeiro Deus, segundo família e em terceiro o ministério. Deus ordenou que precisamos cuidar de nossa casa antes de cuidarmos da igreja, mas acima de tudo, Deus ordenou que nós o amássemos acima de todas as coisas. Ezequiel foi perdendo gradativamente sua família e seu ministério. E por que não perdeu Deus? porque Deus não se perde.

Deus é quando tudo o mais deixa de ser. Deus tem quando tudo o mais está em falta. E por isso Ele diz: "O que ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; o que ama seu filho ou sua filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. O que não toma a sua cruz e segue após Mim não é digno de Mim" (Mt. 10: 37, 38). Cristo não está dizendo que não devemos amar estas pessoas. Isso contrariaria todas as ordenanças bíblicas. O que Cristo está ensinando é o que encabeça o Decálogo: ame a Deus acima de todas as coisas.

Se valorizarmos e entesourarmos acima de tudo algo que a morte, a instabilidade, o pecado, a fraqueza humana pode nos tirar seremos frustrados. Mas se entesourarmos Aquele que venceu a morte e o pecado, que embora fraco fisicamente ressuscitou glorioso e nos deu a promessa de estabilidade eterna, seremos os mais felizes. E por mais que tudo o mais nos seja tirado, coisas que as Escrituras dão a devida importância e apresentam como legítimos como família e ministério, não seremos abalados se entesourarmos a Cristo acima de todas as coisas. No final, é de Cristo que precisamos.
Leia mais...

16 de outubro de 2013

Particularidade e complementaridade

Por Cleison Brugger

O homem sente diferente da mulher. Já se sabe que enquanto o homem quer respeito, mulher quer carinho e atenção. E isso é bíblico. E o que também é bíblico é que um homem precisa ser leal a uma mulher e vice-versa, assim como um homem deve se comprometer em cuidar e amar uma só mulher, como a mulher comprometer-se em submeter-se à liderança de um só homem.

Mulheres, por assim dizer, tem uma tendência maior a frustrações. Isso porque uma vez que uma mulher se entrega a um homem, ela se sente ligada aquele homem de uma maneira especial. Uma mulher pode ser a mais durona, enérgica, mas se o seu esposo chegar, ela reconhece a liderança dele, e então muda a voz e o semblante é outro. Por que? porque ela, como mulher, já se entregou a ele. Ele desbravou lugares da área sentimental e sexual dela que nenhum outro homem desbravou. Aquele homem sabe de coisas dela que nenhum outro sabe, como os lugares do seu corpo onde ela é mais sensível e vulnerável, e aquilo que a faz se entregar mais rapidamente. Ela sabe disso e o medo que ela como mulher tem é que ele desonre e banalize aquilo que ele sabe sobre ela.

É por este motivo que o índice de homens que voltam para mulheres é mais alto do que de mulheres que voltam para homens. Homens geralmente não suportam traições, deslealdades ou coisas do tipo. E por uma questão de "honra" - leia-se orgulho - ele dificilmente abrirá concessões. Não que todas as mulheres sejam assim, mas muito geralmente, mulheres cedem. Isso porque aquele que está voltando para ela - ou querendo voltar - já a conhece em pontos e lugares que nenhum outro conhece. E mesmo se ela se mostrar relutante a voltar, se o rapaz demonstrar algum tipo de afeto que ele sabe que a conquista - um beijo, palavras ou o que seja - ele certamente a terá de volta.

Esse é um privilégio divino. Deus deu aos homens o privilégio de conquistar e conhecer uma mulher. Leia bem, uma. Deus não nos deu o aval nem nos enviou a uma competição de "conheça tantas mulheres quanto puder", porque conhecer e abandonar é deflorar. Você já tinha ouvido essa palavra? deflorar quer dizer literalmente "tirar a flor e sua beleza". Aqui, trabalhamos com duas situações:

A primeira é que muitos rapazes numa masculinidade descontrolada e anti-bíblica acham que devem "pegar" o maior número de mulheres possível. Segundo as Escrituras, um homem não pode estar com uma mulher num relacionamento sexual a não ser que uma aliança una os dois. Ele incorre no erro de não ser leal a uma só mulher e ainda fere as mulheres que caem em sua sedução, tirando-lhes a flor, fazendo-lhes sem a beleza da virgindade e, portanto, marcando-as por toda a vida. Muitas dessas mulheres, no futuro, serão completamente desiludidas e a grande maioria vai pensar que "nenhum homem presta".

A segunda situação diz respeito a algumas mulheres. Existem aquelas que nem mesmo percebem o valor que possuem e se entregam muito facilmente a qualquer homem. Não conseguem ver a beleza da pureza de sua vida sexual. Se deixam ser usadas e literalmente abusadas. Se entregam a mais de um homem. E não digo apenas de mulheres adultas! muitas adolescentes, jovens, ficam passando de namoro para namoro, de boca para boca, de mão para mão. Pode até ter alguma beleza externa, mas a beleza da pureza se foi. Ela jamais estará nas mãos de um homem que queira algo certo com uma mulher. Sua má fama lhe proporcionará parceiros condizentes com essa fama.

Deus entregou Eva a Adão. Adão conheceu a Eva de maneira que nenhum outro conheceu - até porque só estavam eles dois lá rs. Mas se lermos a Bíblia, veremos que Salomão estava satisfeito com a sulamita e vice-versa, Abraão satisfeito com Sara e vice-versa, e os diversos casais da Bíblia se mantiveram juntos por toda a história. Até mesmo Jó, que chamou sua mulher de louca depois de ser aconselhado pela mesma a amaldiçoar o seu Deus (Jó 2:9), no final da história, teve o dobro de filhos. Bem, será com quem? o livro não diz nada sobre ele ter trocado de esposa. Isso ensina que por mais que o casamento passe por crises, não existe nada que Deus não possa reacender. Jó não abandonou sua mulher.

O que Deus uniu não separe o homem (Mc. 10:9). Esse é o ensinamento bíblico. Quando Deus une duas pessoas é a fim de que ambos se conheçam, se cuidem, se protejam e se amem. A fim de que haja um respeito mútuo, reciprocidade e troca de afetos. Ele levanta um líder nessa união, aquele que arca com as responsabilidades. Mas como a mulher foi tirada da costela, logo, ela está não abaixo, nem acima, mas ao lado, como uma auxiliadora idônea. 
Leia mais...

 
Copyright 2009 Cleison Brügger | BLOG. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan