Pesquisar

4 de dezembro de 2013

E Isaque "conheceu" Rebeca.. será?

 por Cleison Brugger

"Isaque conduziu-a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou; assim, foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe” (Gn. 24:67)

Não, o texto não dá margem para o sexo fora do casamento. Se lermos atentamente o capítulo 24 do Gênesis, vamos ver que Isaque está mais do que casado com Rebeca. Abraão manda com que Eliézer vá buscar uma noiva para seu filho Isaque (Gn. 24: 2-4). Quando Eliézer se certifica que é Rebeca, ele lhe dá presentes - o que equivalia a uma aliança de noivado (Gn 24:22; 53), Rebeca é questionada: "irás tu com este varão?" (Gn. 24:58) o que equivale a pergunta "você aceita este tal Isaque como seu esposo?", ela responde que sim e então, recebe a bênção (Gn. 24:58). Tanto é que no encontro com Isaque, a noiva Rebeca está de véu (Gn. 24:65). Não se questiona o porquê Isaque conheceu Rebeca. Eles eram casados, poderiam proceder assim. A pergunta é: que tipo de conhecimento Isaque precisava realmente ter?


O problema é que Isaque priorizou a intimidade com uma pessoa que ele conhecia pouco, muito pouco. Rebeca era bela. O mais belo manequim da região. Mas como diz o ditado, "quem vê cara não vê coração". Esse é o problema. Isaque estava abalado e precisava ser consolado pois três anos antes sua querida mãe tinha morrido. Rebeca serviu a este propósito deitando-se com Isaque. Eles se conheceram sexualmente. Mas não se conheciam nada relacionalmente. Tudo vai muito bem neste casamento, até que os filhos chegam! e então, Rebeca revela quem ela realmente é.

Na verdade, Rebeca revela ser uma pessoa que Isaque não conhecia. Isaque conhecia o seu corpo, mas não seu coração. O irmão de Rebeca, Labão, mais à frente, enganará a Jacó, seu filho. Ele é traiçoeiro. Malandro. Ele sabe manipular. E Rebeca não é diferente. Com o mesmo Jacó, ela arma toda uma cena para que seu filho preferido leve a melhor. Ela encoraja Jacó a enganar Isaque, seu pai. Ele rouba a autoridade. Ela, na verdade, é autoritária. Sem o consentimento do líder da casa, ela diz: "Agora, pois, meu filho, ouve A MINHA voz: levanta-te a acolhe-te a Labão, meu irmão, em Harã" (Gn. 27:43). Ao invés de apresentar aquele impasse ao líder da casa, ela simplesmente dá as cartas, levantando a voz e pisando na liderança de seu esposo. Tudo isso porque Isaque a conheceu intimamente, mas não a conheceu de forma honesta a respeito de sua pessoa e caráter. A ausência de Betuel, pai de Labão e Rebeca, fizeram deles dois irmãos mimados cujas vontades sempre foram feitas. Agora, eles são adultos autoritários e enganadores. Rebeca não sabe o que é estar debaixo de uma liderança. Mas ela sabe liderar! e o pior: ela lidera uma divisão em sua própria casa!

Você não casará com um corpo, mas com uma pessoa. Intimidade fora do contexto do casamento é muito, muito perigoso. Agora, não é o momento de conhecer sexualmente o seu parceiro, mas conhecê-lo relacionalmente, saber quem ele é e, então, verificar se vocês estão preparados para dar um passo à frente na relação. O índice de relacionamentos acabando por aí revela que a grande maioria se une sem se conhecer, e na verdade, só se uniram porque o sexo bateu na porta e eles abriram. Isaque não é parâmetro! Cristo é! E Cristo só se une espiritualmente com sua noiva, só chama a noiva à mesa da comunhão, depois de conhecê-la e saber que ela está purificada de seus pecados e lavada de suas injustiças pelo seu sangue.

Muitas pessoas que conhecemos sofreram e estão sofrendo as consequências de pecados sexuais, gravidez indesejada e tantas outras coisas porque não priorizaram o tipo de conhecimento que deveriam ter primeiro. Deus ordena que haja muito sexo, no casamento. Fora dele, Deus ordena que haja muita clareza e que vocês se conheçam tanto quanto puderem! Aquele cara bonitão é capaz de te abandonar com um filho nos braços! Aquela garota sensacional é capaz de te trocar por outro. Conheça agora no namoro para que, no casamento, vocês gastem muito tempo se conhecendo! Lá, e somente lá, é liberado se "conhecer".
Leia mais...

Seu casamento não é nada!

Cristo é superior a todas as coisas! Tudo o que é colocado ao lado de Cristo perde o seu valor. Tudo o que somos e o que temos não é comparado ao que Cristo é e tem. Um grande exemplo disso é o seu casamento.

Já parou para pensar como o seu casamento não é nada comparado ao casamento de Cristo? com o seu se torna insignificante diante do Dele? como o seu serve apenas como uma sombra embasada para revelar a grandeza e majestade do verdadeiro casamento que é de Cristo e sua igreja (Ef. 5:25)?

1. Seu encontro com seu esposo ou sua esposa começou em algum momento no tempo. Vocês se conhecem e sem amam, mas isso começou em algum lugar. Vocês se CONHECERAM. Isso quer dizer que antes vocês nem sequer sonhavam que o outro existia. Em contrapartida, Cristo amou a igreja muito antes de o mundo existir (Ef. 1:4, 5). As Escrituras revelam que o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo (Ap. 13:8). Cristo amou sua igreja a si mesmo se entregou por ela, muito antes de qualquer um de seus eleitos existir. Cristo já conhecia a noiva com quem casaria!

2. Os preparativos para o seu casamento começaram há um tempo, mas os preparativos para as bodas do Cordeiro iniciaram desde a fundação do mundo. " Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mt. 25:34).

3. Não importa a quantidade de amigos, parentes e conhecidos você tenha, como também não importa se o salão que você vai alugar é o mais badalado da cidade e que causará inveja aos demais, Cristo te supera! Nem mesmo seu bairro inteiro saberá que você casou, ainda que você pare duas avenidas e a imprensa cubra as cenas do matrimônio, contudo, quando Cristo vier buscar a sua noiva, as Escrituras revelam que "todo olho O verá" (Ap. 1:7). Reis e seus reinos, líderes das mais altas condecorações, todos o verão e se dobrarão ante à majestade do noivo. "Todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor" (Fp. 2:11).

4. Não é triste saber que, mesmo que você prepare a melhor festa, com o melhor buffet, no melhor salão, isso durará apenas algumas horas? duração pressupõe término, mas as bodas do Cordeiro será celebrada eternidade a dentro! não importa quão suntuosa foi a ornamentação, quão frenética a discoteca, quão belas as roupas, quão requintado o buffet, quão bem ensaiado os padrinhos, seu casamento será lembrado por alguns dias, semanas, meses, mas não passará disso. Arrisque, depois de alguns anos, perguntar a alguém sobre ele e alguns perguntarão: "foi em que salão mesmo?" Mas as bodas do Cordeiro será aclamada, festejada e lembrada por toda a eternidade, justamente porque agora, os olhos dos homens estarão voltados para apenas um fato: o casamento de Cristo e sua noiva.

Este casamento deve ser amado, esperado, aguardado, ansiado, orado e regozijado porque a noiva somos nós. O Cordeiro nos conquistou! Ele pediu nossa mão ao Pai! O casamento de Cristo e sua igreja é mais aguardado e esperado que qualquer outro que já houve ou haverá! todos esperam o bem-aventurado dia em que Cristo descerá das nuvens para buscar os que são seus. Ele disse: "Não beberei mais deste fruto da videira até aquele dia, em que o beberei de novo convosco no Reino de Deus" (Mc. 14:25). Cristo está aguardando para brindar com sua noiva. E a noiva, suspirante, clama: Maranata, Ora vem, Senhor Jesus!

Cleison Brugger
Leia mais...

 
Copyright 2009 Cleison Brügger | BLOG. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan