Pesquisar

22 de novembro de 2012

Deixa Mical no canto dela, Davi!

Davi estava muito feliz! Depois de a arca do concerto ter estado no terreno inimigo dos filisteus por 70 anos, agora Davi estava devolvendo a Arca para o seu lugar, de onde nunca deveria ter saído! Davi estava alegre demais! a cada seis passos e oferecia sacríficios (cf. 2Sm. 613); ele cantava e bailava no meio do povo (2Sm. 6:14); naquele dia, o povo se surpreendeu com o rei dançando no meio deles. Davi perdeu a compostura e esqueceu de todas as regras de etiqueta. Mas era a Arca de volta! todos deveriam estar felizes e jubilosos! Icabô não mais! A glória de Israel estava de volta!

E quando acabou o cerimonial, e o povo, feliz e regozijante, voltava para suas casas, Davi foi abençoar sua casa, mas chegando lá...

Mical estava indignada! num ato de revolta e menosprezo pela atitude desprezível de Davi em ter dançado e bailado no meio do povo (visto que, como rei, ele deveria se comportar), Mical o despreza e diz para ele: "Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um vadio qualquer!" (2Sm. 6:20 NVI). Ok, Mical não era o exemplo de mulher ideal, e Davi cortou Mical com sua contra-resposta (2Sm. 6:21,22), mas vamos combinar? Davi tem uma parcela de culpa nisso, e nós temos o que aprender - ou não! - com Davi. Davi, muito embora fosse um homem segundo o coração de Deus, era carnudo!!

Em 2 Samuel 3 conta-se que Abner fez uma aliança com Davi, depois de um mal entendido com Is-Bosete, filho de Saul. Então Davi faz uma proposta: "Quer fazer aliança? tá ok, mas tem uma condição: quero Mical, filha de Saul, pois já paguei o preço requerido para poder casar com ela. Ela é minha por direito!" (2Sm. 3: 12, 13). Só que havia um porém: Mical já tinha marido! Só que Abner a tira do marido dela para entregar-lhe a Davi (2Sm. 3:15, 16). 


 Tá pegando Mical pra quê Davi? deixa ela no canto dela! já tem marido, já tem família, eles parecem ser felizes... "mas eu a conquistei, é minha por direito!" Ok, Davi, mas olha de quem é filha! não parece boa coisa! "mas é linda, maravilhosa.. o resto a gente conversa"..

Bem, Davi sabia que ela era linda! Mas por ser criada com Saul, certamente tinha os traços do pai no que se refere a personalidade. Na verdade, Davi por ser o garanhão e adorar "colecionar" paixões (só em 2 Sm. 3:2-5 encontramos 5 mulheres de Davi!) ele não tinha ideia do problemão que ele estava arrumando: uma mulher que não se alegrava com a presença de Deus, não compartilhava da alegria do marido, o desonrava e ainda não deu a ele a alegria de gerar filhos (coisa que Davi amava era criança! cada mês era um novo!) O que adiantou pagar o preço por ela? o que adiantou a fama de ser "marido da princesa"? o que adiantou dormir ao lado do manequim mais perfeito de Israel? agora, a princesa está te chamando de "vadio, vagabundo", não te respeita, não te honra, não te entende. Mical não entendia, nem compartilhava da alegria de Davi, nem da alegria do povo. Mical era incrédula, não tinha prazer em Deus. Estava na janela pra ver no que daria aquilo tudo, mas acabou vendo Davi que embora estivesse muito feliz pela chegada da Arca em Jerusalém, aos olhos dela, era um vagabundo qualquer, dançando no meio do povo.

Começar um relacionamento por qualquer tipo de atração é a maior das burrices. Paulo recomenda que devemos ter um relacionamento que aconteça "no Senhor" (I Co. 7:39). Paulo nos adverte a fugirmos das paixões da mocidade (2Tm. 2:22), a exemplo de José fugindo da mulher de seu patrão. Se o inimigo tá oferecendo filé, pela honra do Senhor, eu viro vegetariano, como fez Daniel e seus amigos. Beleza? é interessante! mas caráter é necessário e vida com Deus é fundamental. Existem relacionamentos muito foguentos nos amassos, mas o fogo do amor verdadeiro não passa de história mal contada e o fogo do altar já deixou de arder faz tempo! Princesa, príncipe, se liga: você pode ser boazuda, garanhão, sedutor(a), sensual; mas você jamais, leia bem, jamais! ganhará para si um servo de Deus, pois eles estão vacinados, visto que, um dia, crucificaram sua carne, junto com suas paixões e desejos (Gl. 5:24). Eles agora são guiados pelo Espírito, até nos relacionamentos!

Se você é carnudo(a), se liga: você arruma uma Mical da vida que, embora seja princesinha, atraente, bonita, quando casar (se casar!) te despreza, te desonra e depois você vai pra igreja chorando e pedindo oração pra Deus salvar o indivíduo, mas como minha querida avó diz, "quem com porco se ajuda, farelo come".


Até mais!
Cleison Brugger

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Cleison Brügger | BLOG. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan